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Dados do IBGE para o e-commerce nesse ano

Existe uma regra bem clara no dia a dia do homem moderno e ela pode ser definida com uma única expressão: busca pela comodidade. É importante destacar que comodidade é bem diferente do comodismo que não nos deixa sair do lugar e não agrega nada para nosso crescimento.

Comodidade é simplesmente possuir a facilidade de conseguir tudo o que se deseja, da melhor e mais prática forma possível. Quem não quer resolver os problemas com apenas um click ou em uma simples ligação?

A internet tem se mostrado uma importante e necessária ferramenta facilitadora para o bem-estar e qualidade de vida. Na hora de fazer compras, por exemplo, é exatamente isso o que acontece.

Queremos os mais variados produtos com rapidez, segurança e facilidade. Eis que nesse ponto surge um importante e promissor setor: o e-commerce.

Você conhece o potencial do comércio eletrônico? Vamos explicar neste artigo um pouco mais sobre a categoria de comércio que mais cresce no país e que traz resultados satisfatórios para clientes e empreendedores.

E-commerce

O chamado e-commerce é uma modalidade de comércio que realiza as transações, vendas e compras de maneira digital, por meio de plataformas e dispositivos eletrônicos. O conhecido comércio online!

Nos últimos anos, o crescimento das lojas online atraiu diversos consumidores, antes apenas acomodados nas tradicionais lojas físicas. Em 2015, o acesso à internet no Brasil atingiu a marca de 85,6 milhões de usuários – cerca de 49,4% da população – de acordo com dados do IBGE. Um país com uma web tão forte e presente precisa criar maneiras de atrair e fidelizar os clientes.

Crescimento e números do setor

Mesmo com a crise que agrava a economia brasileira, o setor do e-commerce passa por aumentos contínuos. Nos primeiros seis meses de 2015 o faturamento atingiu R$ 18,6 bilhões. Para se ter uma noção do vertiginoso crescimento, os dados representam mais da metade de todo o faturamento de 2014, que chegou a R$ 35 bilhões.

Nesse contexto, a força do e-commerce consegue se provar em números também em 2016: no Dia das Mães, a data mais economicamente ativa do ano, o mercado de vendas online registrou uma alta de 8% em relação ao ano anterior.

E mesmo com esse saldo positivo, ainda podemos planejar novas ações. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, em parceria com o IBGE, mostra um cenário propício para mais crescimentos. O terreno online é amplo e fértil para investimentos pesados.

Desafios do setor

Para conquistar o espaço online, empresários e empreendedores devem se atentar a algumas mudanças e melhorias que podem ser realizadas. O desafio do varejista é focar nos pontos positivos, corrigir e aparar arestas.

O consumidor busca segurança e, para investir nela, alguns passos podem ser observados, entre eles o contrato de prestação de serviços e as exigências para pagamento garantido. As plataformas de pagamentos online, como o PayPal e o PagSeguro, podem ser uma solução eficiente.

O Brasil apresenta um enorme potencial para novos negócios na rede. O desafio é estudar os clientes e trabalhar para que o mercado cresça cada vez mais.