Análise: Como fazer fotos de Óculos de Sol para e-commerce

Quando um cliente vai a uma loja física para adquirir algum produto ele tem a oportunidade de visualizar o objeto que está prestes a comprar e analisar cada pequeno detalhe; quando se trata de uma peça de vestuário, ele consegue experimentar e tirar conclusões sobre como aqueles óculos ficou nele, o consumidor consegue, ainda, tocar na mercadoria e pelo tato descobrir de qual material ele é feito e qual seu nível de resistência.

A loja física, onde o cliente irá realizar a compra, é dividida em departamentos, o que facilita a busca pelo produto ideal, ao sair dela, o comprador leva em suas mãos a mercadoria escolhida, ele pode não conhecer o estabelecimento onde realizou a compra, mas tem a certeza de que se houver algum problema com seu produto ele poderá voltar lá e efetuar a troca.

Nenhuma dessas alternativas acontecem em e-commerce, o cliente tem que acreditar no que está aparecendo na tela de seu computador e principalmente, deve confiar que aquela loja é real e vai lhe prover um produto de qualidade.

Por conta disso, é nossa função fornecer as melhores opções de navegação para que seu cliente se sinta seguro ao realizar uma compra e ao mesmo tempo satisfeito com o produto. Pensando nisso, nós resolvemos analisar alguns sites que possuem um ambiente de navegação atrativo a seus usuários, e comparar com alguns não tão legais assim, para que você possa se inspirar e melhorar o seu e-commerce.

Qualidade das fotos dos produtos: as fotos são responsáveis pelo primeiro contato do seu cliente com o produto, é ela que causará a primeira impressão nele. Possuir uma foto de qualidade faz com que seu cliente “entenda” melhor o produto e sinta-se mais confiante ao efetuar a compra.

A Officina 7, um dos clientes do Estúdio EV, apostou nessa dica. A qualidade das fotos ficou impecável e os diferentes ângulos utilizados permitem que o cliente veja até o menor detalhe dos óculos que está comprando.

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Variedade de ângulos: o cliente que realiza compras online tem uma necessidade semelhante a de quem compra em loja física, ou até mesmo maior, de conhecer o produto que está comprando, ai a importância de existirem diversas fotos de um mesmo objeto. Elas ajudam o cliente a conhecer o produto e a efetuar a compra mais facilmente.

Outro trabalho que o Estúdio EV fez junto a Officina 7, que também ficou super bacana e exemplifica bem esse tópico.

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Descrição do Produto: ela também faz uma grande diferença para quem está efetuando a compra. Pense em um cliente que está comprando um óculos de sol pela internet, ele gostou do seu produto, mas ainda ficou com algumas dúvidas sobre o material do óculos e da lente, através da descrição você pode esclarecer essas dúvidas e a sua cliente tem mais chances de adquirir um produto que a agrade.

Esse exemplo é do site da Chilli Beans que possui uma descrição bem detalhista em todos os seus produtos.

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Filtros (gênero, material, cor, coleção…): como dito anteriormente, na loja física, o consumidor pode encontrar o produto desejado de acordo com a separação de departamentos, então é interessante que no site ele também tenha essa opção. Quanto mais bem separado de acordo com suas singularidades os produtos estiverem, mais fácil para o cliente achar o que realmente precisa/gosta e assim efetuar a compra.

Fotos com modelo: colocar o produto em uma modelo é essencial, isso ajuda o seu cliente a entender melhor o design da mercadoria, além de fazê-lo ter uma melhor noção das proporções e do caimento do óculos, por exemplo.

Fotos ambientadas: as fotos ambientadas ficam lindas nos sites, mas funcionam melhor nas redes sociais, como elas geralmente dão mais trabalho e exigem uma produção mais elaborada, com criação de cenário e etc, elas acabam sendo mais utilizadas na divulgação das linhas e da própria marca nos meios digitais, e costumam funcionar super bem. A criação mais elabora chama atenção e agrada visualmente a maioria dos consumidores, o que os motiva a conhecer o seu site.

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Não cometa esse erro!

Existem milhares de e-commerce que tiram as fotos de seus produtos em casa, muitas vezes com o próprio celular, colocam algumas folhas de sulfite sobre uma superfície, colocam o produto em cima e está ótimo, esse tipo de fotografia também é muito visto em sites de anuncio de produtos, onde a dedicação na qualidade das fotos é ainda menor.

Eles esquecem a importância da foto na venda de um produto online e que o tratamento dela é parte fundamental do processo, pois é nele que a maioria das imperfeições são removidas. Listamos aqui, algumas gafes cometidas que acabam prejudicando o visual do seu e-commerce.

Fundo Cinza: além de ficar estranho na composição do site, o fundo cinza tira a credibilidade, como se a cor do produto presente na tela não fosse compatível a realidade, o que acaba desmotivando o cliente a efetuar a compra.

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Reflexo na Lente: esse é um erro muito visto em sites de óculos de sol, principalmente quando o produto possui uma armação espelhada, a foto não passa por uma edição e nas lentes ficam refletidas tudo o que está acontecendo no ambiente onde a foto foi tirada, o que tira a atenção do consumidor do produto.

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Apenas uma Foto: como dito anteriormente, o cliente que compra pela internet tem a necessidade de conhecer melhor o produto que está adquirindo, por isso, às vezes, possuir apenas uma foto, por mais que seja em uma modelo desmotiva o comprador, pois ele não consegue visualizar o produto da maneira que deseja.